A campanha, que está prevista para entrar em vigor no
dia 15 de janeiro de 2014 em todo o estado do Rio de Janeiro, faz parte
de um termo de compromisso da Defensoria com o Núcleo de Defesa do
Consumidor, órgãos do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, Asserj
(Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) e com a Abras
(Associação Brasileira de Supermercados).
Segundo a Defensoria, a expectativa é de que, pelo menos, 200 supermercados em todo o estado participem da campanha. Em caso de descumprimento, os estabelecimentos receberão multa diária de R$ 1 mil, revertidos aos Fundos de Defesa do Consumidor. "O consumidor passa a exercer um papel de protagonista na fiscalização de seus direitos, pois, com o incentivo de levar o produto de graça em caso de preços divergentes, certamente estará mais atento", afirmou a coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública, Larissa Davidovich.
Participam da campanha, além do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública, o Ministério Público, Procon-RJ, Procon Carioca e as Comissões de Defesa do Consumidor da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) e da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil).
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