Divulgação ( Express Mídia ) |
O robô americano Curiosity voltou a funcionar
normalmente sobre a superfície de Marte, após dois dias de inatividade
como medida de precaução por uma falha no sistema informático, e
retomará suas tarefas científicas em breve, anunciou nesta terça-feira a
NASA.
Os engenheiros diagnosticaram um problema no software que deteve o sistema de funcionamento do Curiosity no dia 16 de março e afirmam saber como evitar que este erro se reproduza, garantiu a agência espacial em um comunicado.
O robô já teve um problema com a memória de um de seus computadores no dia 28 de fevereiro, o que ativou seu computador de emergência.
"Calculamos que retomaremos as análises de amostras de rochas até o final da semana", afirmou Jennifer Trosper, uma das responsáveis da missão Curiosity no laboratório da NASA em Pasadena, na Califórnia.
A NASA deve realizar alguns testes antes de reativar as atividades do robô em solo marciano.
Os engenheiros da missão estão preparando ainda um dispositivo especial para transmitir as ordens ao Curiosity durante grande parte de abril, quando Marte passar por trás do Sol com relação à Terra, um mecanismo de precaução para evitar interferências solares.
O robô já cumpriu seu principal objetivo, depois que a NASA anunciou no dia 12 de março que análises minerais do interior de uma rocha demonstraram que Marte pode ter abrigado vida microbiana no passado.
O Curiosity, que tem seis rodas, é o robô mais sofisticado enviado até agora a outro planeta, com dez instrumentos científicos a bordo.
Em agosto de 2012, o robô pousou sobre a cratera de Gale para uma missão de exploração de ao menos dois anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário